CRICIÚMA Previsão do Tempo

Programa ofertado pela Saúde fumacense é aliado de cidadãos que desejam parar de fumar

Parar de fumar é um grande desafio para muitas pessoas, pois esse processo está diretamente ligado à dependência física e psicológica da nicotina. Como alternativa para auxiliar o paciente neste processo, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça iniciou neste semestre, dois novos Grupos de Tabagismo, um programa que visa auxiliar o tabagista a vencer a luta contra o vício.

A iniciativa consiste na formação de uma turma de pacientes, que vão caminhar juntos rumo a um objetivo comum. Tudo começa na Unidade Básica de Saúde (UBS), o interessado faz a inscrição no programa e mediante a formação de um novo grupo começa a jornada.

“São cinco meses de trabalho, os primeiros dois encontros são semanais e depois passam a ser quinzenais. Nestas reuniões temos a participação de uma equipe multidisciplinar: dentista, psicólogo, médico, enfermeira e nutricionista, que acompanha os participantes durante a caminhada e auxilia na promoção da saúde de cada um deles”, detalha a enfermeira, Aline Brogni Vieira, responsável pelo Grupo de Tabagismo da localidade Distrito de Estação Cocal.

Após uma entrevista inicial realizada pelo profissional de saúde responsável por coordenar os encontros, os pacientes contam com suporte da rede pública de Saúde, que oferta gratuitamente todos os medicamentos que o indivíduo possa vir a necessitar durante o período. “Geralmente se faz necessário o uso de remédios para controlar a ansiedade e os adesivos de nicotina. Eles são fundamentais para que a pessoa consiga lidar com a abstinência e gradativamente ir reduzindo a quantidade da substância utilizada por dia”, destaca a enfermeira, Ionice Goulart Pereira Fogaça, responsável pelo Grupo de Tabagismo da localidade de Mina Fluorita.

Atualmente, 27 pacientes integram os dois grupos implantados no município. Cleide Mello de Jesus foi fumante durante os últimos 30 anos e através do programa conseguiu superar a dependência do cigarro e comemora um mês sem fumar. “Eu coloquei na minha cabeça que precisava parar de fumar. O grupo me ajudou muito, usei adesivo e remédio para a ansiedade, e graças a Deus consegui parar de fumar. Antes eu estava com dificuldade para dormir, tinha um pigarro na garganta, hoje já não sinto mais nada disso, só tenho a agradecer”, comemora a dona de casa.

As conquistas alcançadas por meio do programa também são comemoradas pelo casal Neiva Francesconi e Valter José Caetano, que estão há mais de 40 dias sem colocar um cigarro na boca. “Nós já havíamos tentado parar outra vez, mas não conseguimos seguir o protocolo como devia. Agora fizemos um combinado e nós dois estamos empenhados e conseguindo ficar sem fumar. O grupo tem nos ajudado bastante”, compartilha Neiva.

A secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes, destaca que a iniciativa é uma importante ferramenta para a redução do risco de doenças cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias, contribuindo para o aumento da expectativa de vida.  “Parar de fumar é sinônimo de mais qualidade de vida e saúde para os pacientes. Programas para vencer o tabagismo são fundamentais para promover a saúde individual e coletiva, e criar uma sociedade mais saudável e informada. O Grupo de Tabagismo oferece suporte essencial para que os indivíduos possam superar a dependência da nicotina e melhorar significativamente sua qualidade de vida”, pontua.

Para a formação de novos grupos de acompanhamento, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde de referência e manifestar o interesse em integrar o programa. As reuniões são iniciadas com um número mínimo de 20 pacientes. Com o objetivo de não comprometer a evolução dos pacientes em acompanhamento, não é permitido o ingresso de novos participantes em grupos em andamento.

 

*com informações: Daiana Carvalho/Assessoria de Imprensa

Gostou da notícia então compartilhe:

42 respostas

  1. Can I just say what a relief to find someone who actually knows what theyre talking about on the internet. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people need to read this and understand this side of the story. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

  2. Just want to say your article is as surprising. The clearness in your post is simply spectacular and i could assume you’re an expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab your feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

  3. Hey There. I found your blog using msn. This is a really well written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more of your useful info. Thanks for the post. I’ll definitely return.

  4. I’m often to running a blog and i actually appreciate your content. The article has actually peaks my interest. I am going to bookmark your web site and hold checking for brand spanking new information.

  5. amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  6. me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias relacionadas

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis