CRICIÚMA Previsão do Tempo

SCGás anuncia reajuste definitivo nas tarifas de gás natural

A SCGás informou que as novas tarifas de gás natural no estado de Santa Catarina sofrem um reajuste a partir desta segunda-feira, dia 1º de julho. A decisão foi baseada nas resoluções nº 285 e nº 287, de 20 de junho, da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), que estabelecem o cálculo da Margem Bruta de Distribuição e autorizam o repasse da parcela de recuperação e atualização dos preços do gás e do transporte.

Os efeitos médios do reajuste para diferentes segmentos serão: indústria (+3,06%), residencial (+0,53%), comercial (+0,57%), veicular (+0,56%). Vale destacar que nos segmentos onde a tarifa é em cascata, o efeito varia conforme o consumo.

Segundo o presidente da SCGás, Otmar Müller, o aumento das tarifas se deve principalmente à redução de 27% no consumo de gás natural em comparação com a média dos anos anteriores. “Uma boa parte dos custos da SCGás são fixos, relacionados ao atendimento da rede, aos investimentos na melhoria e na expansão da rede. Com essa redução de consumo, o custo unitário por metro cúbico distribuído se torna mais elevado”, explicou Müller.

A retração na construção civil, impactando principalmente as indústrias cerâmicas e de vidro, que são grandes consumidoras de gás natural em Santa Catarina, foi apontada como a principal causa da queda no consumo. Müller destacou ainda que, apesar de uma leve redução nos custos de compra e transporte do gás, essa redução foi anulada pelo menor consumo, resultando no reajuste médio de 3,06% para o setor industrial.

“A redução do consumo do gás é decorrente da menor atividade da construção civil. Os principais setores que consomem o gás natural em Santa Catarina são a indústria cerâmica e a de vidro, que abastecem a construção civil. E esse setor da economia está retraído em função de todo o ambiente macroeconômico que existe. Em razão da redução do volume, consequentemente existe o aumento médio para o setor industrial”, detalhou.

Gostou da notícia então compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias relacionadas

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis